Fotos

História do Pró-lip

No ano de 2008 notei que meus dentes incisivos centrais e laterais do arco inferior estavam ligeiramente tortos, e procurei um profissional de ortodontia.

Após ser examinado, a dentista me indicou o uso do aparelho fixo. Recebi a notícia com certa preocupação. Pois meu irmão, que já usava aparelho há anos, se queixava frequentemente das dores por ele provocada, e eu sabia que aquilo seria um transtorno por um longo tempo. Mas por fim acabei aceitando a ideia e iniciei o tratamento.

Logo nos primeiros dias comecei a sentir uma leve dor, tanto por causa da movimentação dos dentes quanto pelas lesões iniciais na mucosa oral. Nos próximos dias, as feridas se intensificaram de tal forma que eu já não aguentava mais. Cheguei a pensar em desistir e interromper o tratamento. Importante mencionar que estas lesões e a sensibilidade ao uso do aparelho variam para cada tipo de pessoa. Há pessoas que possuem a mucosa oral mais resistente, e não sentirão tanto as lesões. No meu caso, infelizmente eu as senti.

Em retorno à dentista, relatei a ela a dor que estava sentindo e a vontade de interromper o tratamento. Afim de minimizar meu sofrimento, ela me indicou o uso da cera ortodôntica; uma pequena barra de cera que pode ser moldada sobre os bráquetes, e assim evitar o contato desses com a mucosa oral.

A cera, de início, resolveu meu problema. Contudo, logo comecei a perceber alguns inconvenientes: restos de alimentos se grudavam na cera, o que era bastante anti-higiênico; pedaços da cera se soltavam, e cheguei inclusive a ingeri-la; era difícil remover a cera dos bráquetes a cada vez que, por alguma razão, precisava fazê-la, como na sua substituição, ou para a escovação dos dentes, ou para as refeições. Esses inconvenientes me fizeram abandonar a cera e voltar a procurar algum outro produto.

Após muita pesquisa, percebi que não havia no mercado um produto que fosse da maneira como eu gostaria, que atendesse às diversas especificações que o caso exigia. Desta forma, como designer, resolvi começar a projetar um produto exclusivo para mim, a fim solucionar todos esses inconvenientes.

Procurei pela melhor forma, respeitando a ergonomia e as necessidades do tratamento, o melhor material, e a melhor maneira de se utilizar. Consultei diversos ortodontistas, elaborei diversos modelos, estudos, protótipos, moldes, investimentos pessoais e tudo mais que o processo de criação exige, até que por fim, nasceu o Pró-lip. Felizmente o produto atingiu todas as minhas expecativas, e fiquei muito contente por ter encontrado a solução que tanto buscava, e finalmente pude seguir com o tratamento ortodôntico sem as feridas e dores que tanto me angustiaram.

Assim se iniciou uma longa história, na qual envolveu e envolve diversos profissionais, que acreditaram e acreditam nos benefícios que o Pró-lip podem trazer. Todos trabalhando incansavelmente, com amor e confiança para que ele possa chegar até você.

Espero profundamente que o Pró-lip seja tão benéfico à você quanto foi para mim.

Marcelo M.T.